Collapse All

30 September 2021

12:00 - 13:00

Sessão de Abertura - Através e mais além da crise: Como a América Latina enfrenta a COVID-19?

  • Description
  • A pandemia de COVID-19 expôs desafios significativos para a América Latina, o que planteou importantes problemas para a região e questiona “Como os sistemas de saúde podem superar os obstáculos emergentes e sistêmicos, e aproveitar as oportunidades para se reconstruir e se preparar no caso de futuras crises de saúde? Esta sessão reunirá um painel de especialistas que contribuirão com diversas perspectivas e explorará soluções sobre como a América Latina pode, de maneira eficaz, enfrentar e superar a pandemia. Da mesma forma, será brindada uma descrição de alto nível do panorama geral e a situação regional, com apresentações que compartirão como os governos, as organizações multilaterais, as organizações privadas e a academia podem trabalhar conjuntamente para melhorar os resultados de saúde e acesso. Além disso, será abordado o relevante papel que desempenha a Economia da Saúde e Investigação de Resultados (HEOR) como uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões na priorização de investimentos em saúde, fixação de preços e reembolso de tecnologias críticas, incluídas as terapias enfocadas em COVID-19. Por último, será analisado como os sistemas de saúde podem garantir a integração adequada de tecnologias inovadoras nesta era tão desafiadora a partir da perspectiva de múltiplos atores estratégicos.

    Moderator
    Eduardo Gonzalez-Pier, PhD
    , Team Leader, Better Health Program Mexico, Prosperity Fund, Founding Partner at Blutitude, Global Fellow of the Wilson Center Mexico Institute, Former Undersecretary of Health, Former CFO of the Mexican Institute of Social Security, Mexico City, Mexico



30 September 2021

13:00 - 13:10

Intervalo

30 September 2021

13:10 - 14:10

Simpósio Educativo

30 September 2021

13:10 - 14:10

Simpósio Educativo

30 September 2021

14:10 - 14:20

Intervalo

30 September 2021

14:20 - 15:20

Evidência do Mundo Real (RWE): A América Latina está pronta?

  • Description
  • A evidência do mundo real (RWE) na atenção médica ganhou cada vez mais reconhecimento em todo o mundo. No caso da América Latina, o interesse pela RWE aumentou, ainda que permaneçam importantes desafios e brechas para sua aplicação. A pandemia de COVID-19 abriu uma nova era para a RWE ao criar a necessidade e a oportunidade de acelerar a recompilação e o uso da RWE devido à implementação de ferramentas digitais e telemedicina na região. Esta sessão descreverá o panorama atual e as tendências futuras de RWE na região da América Latina, abordará os desafios e barreiras que impedem a adoção da RWE e explorará como aproveitar e aplicar a RWE em todo seu potencial. Serão apresentados casos de estudo aplicados à América Latina, para ilustrar como recompilar e analisar adequadamente a evidência do mundo real para gerar RWE de boa qualidade e como usar a RWE para informar a tomada de decisões em saúde.

    Moderator
    Homero A. Monsanto, RPh, PhD, 
    Chair of ISPOR Latin America Industry Committee and Executive Director of CORE Latin America, MSD (IA) LLC, Guaynabo, PR, USA



30 September 2021

14:20 - 15:20

Cobertura Universal de Saúde na América Latina: Um longo caminho pela frente

  • Description
  • A América Latina logrou avanços significativos em direção à cobertura universal de saúde (CSU) nas últimas duas décadas. Alguns países da região contam com cobertura universal de saúde, enquanto que outros estão no caminho em direção a ela. A pandemia de COVID-19 devastou sistemas de saúde já frágeis e enfatizou ainda mais a importância da cobertura universal de saúde para promover a equidade e a qualidade da saúde na região. No entanto, o uso extenso da atenção médica e os custos implicam numerosos desafios financeiros e de eficiência. Esta sessão examinará o estado atual da CUS na região, as oportunidades de inovação e as brechas na implementação da CUS. Os apresentadores compartirão suas experiências e perspectivas sobre como devemos promover y manter a cobertura universal de saúde na América Latina, centrando-nos no estabelecimento de prioridades, na avaliação do progresso da cobertura universal de saúde, no financiamento inovador e no fortalecimento da capacidade.

    Moderator
    Alexandre Lemgruber,
    Regional Advisor, Health Technologies, PAHO, USA



30 September 2021

15:20 - 15:50

Mesa redonda de networking

1 October 2021

09:00 - 10:00

Simpósio Educativo

1 October 2021

10:00 - 10:10

Intervalo

1 October 2021

10:10 - 11:10

Atenção Médica Baseada no Valor na América Latina: Convertendo as expectativas em realidade

  • Description
  • A atenção médica baseada no valor é um modelo centrado no paciente, que pretende melhorar a atenção e diminuir custos ao mesmo tempo. Para reduzir os custos na atenção médica e utilizar os recursos de maneira mais eficiente, os sistemas de saúde globais optaram por incorporar cada vez mais uma atenção médica baseada em valores (VBHC). Como deveriam os países da América Latina reposicionar seus sistemas de saúde orientando-se por um esquema de atenção médica baseada em valor, enfocando-se nos resultados e gerenciando os custos efetivamente? Esta sessão abordara o panorama atual dos marcos de avaliação de valor na América Latina, os benefícios potenciais da VBHC, o rol das partes interessadas em VBHC, as barreiras contextuais e os facilitadores para a implementação da VBHC, assim como o possível impacto futuro da VBHC na atenção médica na região. Através de casos de estudo, os panelistas compartirão suas perspectivas e experiências em acordos de contratação com base em no valor e abordarão questões chave e desafios a considerar para sua implementação.

    Moderator
    Diego Guarin, MD, MPH, MSc, Executive Director, Regional Market Access Latin America, Global Market Access, Merck & Co, Co-Chair of the Value and Access to Innovation Working Group at FIFARMA, Kenilworth, NJ, USA



1 October 2021

10:10 - 11:10

Avaliação de Tecnologias Sanitárias (ATS): O caminho a seguir na América Latina

  • Description
  • A avaliação de tecnologias sanitárias (ATS) desempenha um papel cada vez mais primordial para assegurar uma eficiente designação de recursos. Entretanto: Como deveria responder a ETS à crise da COVID-19 na América Latina? Esta sessão reunirá um painel de especialistas para examinar o impacto da COVID-19 no paradigma da ETS, e como este se modifica e evolui rapidamente para responder às necessidades urgentes na tomada de decisões, e como utilizar melhor a capacidade e os recursos existentes nos países da América Latina. Los panelistas compartirão conhecimentos sobre a avaliação e a adoção de tecnologias emergentes, incluídas as terapias para COVID-19 e os procedimentos inovadores de alto custo. Também discutirão as questões metodológicas e de política, e apresentarão recomendações e desafios do caminho a ser seguido.

    Moderator
    Cesar Alberto Cruz Santiago, MSc, PhD, MD, Technical Secretary of General Health Council, Ministry of Health, Mexico City, Mexico



1 October 2021

11:10 - 11:20

Intervalo

1 October 2021

11:20 - 12:20

Sessão de encerramento - Integração e Inovação em Saúde: Posicionamento para o futuro

  • Description
  • Apesar de que diversos sistemas regionais de saúde na América Latina levaram a cabo numerosas reformas nos últimos anos e lograram avanços significativos, ainda existe uma discrepância substancial na equidade, na cobertura e nos resultados da atenção médica na região. Permanecem perguntas chave por resolver, entre elas: Como lograr uma maior integração regional e inovação na saúde, para melhorar o desempenho e a eficiência da atenção médica? Nesta sessão, um painel de especialistas no tema compartirá seus pontos de vista sobre as brechas e o potencial que ainda continua sem ser desenvolvido nos serviços de saúde e explorará novas estratégias para assegurar que exista inovação e cooperação. Nosso painel de especialistas discutirá enfoques inovadores e aplicáveis para o financiamento e a inovação, incluindo-se o investimento e a avaliação em tecnologia, o acesso à saúde, a equidade e a transparência, e como enfrentar desafios estruturais, incluindo a redução das enfermidades crônicas não transmissíveis (ECNT). Também se compartirão perspectivas sobre o futuro da transformação digital da saúde para a região.

    Moderator
    Ricardo Bitrán, PhD, Senior Health Economist and President, Bitrán y Asociados, Santiago, Chile 



1 October 2021

12:20 - 12:50

Mesa redonda de networking