Programa - Português

Access the Virtual Platform

As pessoas inscritas têm acesso às gravações das sessões on demand (com exceção das mesas redondas de networking) até dia 31 de outubro de 2021. Por favor, leve em conta que as sessões gravadas não serão disponibilizadas com interpretação simultânea. As sessões gravadas ficarão disponíveis apenas no idioma em que foram apresentadas.

Ainda não é registrado? Ainda dá tempo, clique aqui para mais informações de como se cadastrar.

Collapse All

30 September 2021

11:45 - 13:00

Sessão de Abertura - Através e mais além da crise: Como a América Latina enfrenta a COVID-19?

  • Description
  • A pandemia de COVID-19 expôs desafios significativos para a América Latina, o que colocou importantes problemas para a região e questiona “Como os sistemas de saúde podem superar os obstáculos emergentes e sistêmicos, e aproveitar as oportunidades para se reconstruir e se preparar no caso de futuras crises de saúde? Esta sessão reunirá um painel de especialistas que contribuirão com diversas perspectivas e explorará soluções sobre como a América Latina pode, de maneira eficaz, enfrentar e superar a pandemia. Da mesma forma, será brindada uma descrição de alto nível do panorama geral e a situação regional, com apresentações que compartilharão como os governos, as organizações multilaterais, as organizações privadas e a academia podem trabalhar conjuntamente para melhorar os resultados de saúde e acesso. Além disso, será abordado o relevante papel que desempenha a Economia da Saúde e Investigação de Resultados (HEOR) como uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões na priorização de investimentos em saúde, fixação de preços e reembolso de tecnologias críticas, incluídas as terapias focadas na COVID-19. Finalmente, será analisado como os sistemas de saúde podem garantir a integração adequada de tecnologias inovadoras nesta era tão desafiadora a partir da perspectiva de múltiplos atores estratégicos.

    Moderator
    Eduardo Gonzalez-Pier, PhD
    ,  Global Fellow at the Wilson Center and Senior Technical Director of Health Financing, Palladium, Washington DC



30 September 2021

13:00 - 13:10

Intervalo

30 September 2021

13:10 - 14:10

Simposio Educativo - Alcançando uma Nova Era em Dermatologia

  • Description
  • Patrocinado pela AbbVie

    Eventos complexos como a pandemia da COVID-19, junto com crises políticas e econômicas, têm presionado dramaticamente os sistemas de saúde da América Latina. Levando em conta este cenário desafiador, convidamos especialistas para discutirem acerca dos principais impactos e tendências do processo de ATS na região. Uma enorme quantidade de novas tecnologias estarão disponíveis em breve no futuro para múltiplas disciplinas, como é o caso da dermatologia, mas, como encontrar o valor destas tecnologias neste cenário tão complexo? Através das perspectivas das diversas partes interessadas, exploraremos alguns dos principais desafios, oportunidades e ferramentas que podem ajudar os pagadores e os profissionais da saúde na procura de essas tecnologias obterem valor.

    Moderator
    Federico Augustovski, MD, MSc, PhD, Director of Health Technology Assessment and Health Economics Department of the Institute for Clinical Effectiveness and Health Policy (IECS-CONICET), Professor of Public Health, University of Buenos Aires, and Principal Researcher of CONICET (National Scientific and Technical Research Council), Buenos Aires, Argentina 



30 September 2021

13:10 - 14:10

Simposio Educativo - Oncologia de Precisão na América Latina: Estamos Prontos para Realizar a Promessa de Inovação?

  • Description
  • Patrocinado pela Roche

    A pandemia já nos mostrou que o mesmo tratamento nem sempre é tão efetivo para todos, e também já enfatizou a necessidade de contar com vias regulatórias e de reembolso que sejam inovadoras para possibilitar o acesso oportuno a diagnósticos e tratamentos capazes de salvar vidas. À medida que começamos a olhar para o futuro, além da pandemia, devemos considerar como o ecosistema de atenção médica pode evoluir e aproveitar estes aprendizados, especialmente para áreas terapêuticas em crescimento, como a medicina de precisão, a qual possui enorme potencial para mudar a forma em que são administrados os tratamentos e para ser um um motor de transformação dos sistemas de saúde. Embora a medicina de precisão (ou personalizada) esteja em andamento já para pacientes em vários países do mundo todo, os países da América Latina ainda estão no processo para avançar no acesso dos pacientes, os quais poderiam se beneficiar amplamente com sua aplicação. No caso específico da Oncologia de Precisão, a maioria dos processos de tomada de decisões regulatórios e de reembolso foca-se em doenças específicas de órgãos e, portanto, em tratamentos, em vez de se focar em doenças moleculares específicas. Este paradigma cria desafios para garantir o acesso oportuno dos pacientes a terapias oncológicas de precisão que foram desenvolvidas para populações cada vez menores e melhor definidas em função de seu perfil molecular. Para ultrapassar este desafio, os processos de ATS da América Latina deveriam considerar uma mudança evolutiva na atual tomada de decisões, a fim de otimizar a evolução destas terapias oncológicas de precisão. Devido ao enorme impacto positivo que estas terapias oferecem aos pacientes, e sua crescente disponibilidade, precisamos começar AGORA com a discussão sobre como as diferentes partes interessadas dentro do ecosistema de atenção médica podem trabalhar conjuntamente para superar estes desafios.

    Moderator
    Alec Lee, Director, Latin America Healthcare Research, Frontier Strategy Group, now DuckerFrontier, Washington, D.C., USA



30 September 2021

14:10 - 14:20

Intervalo

30 September 2021

14:20 - 15:20

Evidência do Mundo Real (RWE): A América Latina está pronta?

  • Description
  • A evidência do mundo real (RWE) na atenção médica ganhou cada vez mais reconhecimento em todo o mundo. No caso da América Latina, o interesse pela RWE aumentou, ainda que permaneçam importantes desafios e brechas para a sua aplicação. A pandemia da COVID-19 abriu uma nova era para a RWE ao criar a necessidade e a oportunidade de acelerar a recompilação e o uso da RWE devido à implementação de ferramentas digitais e telemedicina na região. Esta sessão descreverá o panorama atual e as tendências futuras da RWE na região da América Latina, abordará os desafios e barreiras que impedem a adoção da RWE e explorará como aproveitar e aplicar a RWE em todo seu potencial. Serão apresentados casos de estudo aplicados à América Latina, para ilustrar como recompilar e analisar adequadamente a evidência do mundo real para gerar RWE de boa qualidade e como usar a RWE para informar a tomada de decisões em saúde.

    Moderator
    Homero A. Monsanto, RPh, PhD, 
    Chair of ISPOR Latin America Industry Committee and Executive Director of CORE Latin America, MSD (IA) LLC, Guaynabo, PR, USA



30 September 2021

14:20 - 15:20

Cobertura Universal de Saúde na América Latina: Um longo caminho pela frente

  • Description
  • A América Latina logrou avanços significativos em direção à Cobertura Universal de Saúde (CUS) nas últimas duas décadas. Alguns países da região contam com Cobertura Universal de Saúde, enquanto que outros estão no caminho em direção a ela. A pandemia de COVID-19 devastou sistemas de saúde já frágeis e enfatizou ainda mais a importância da cobertura universal de saúde para promover a equidade e a qualidade da saúde na região. No entanto, o uso extenso da atenção médica e os custos implicam numerosos desafios financeiros e de eficiência. Esta sessão examinará o estado atual da CUS na região, as oportunidades de inovação e as brechas na implementação da CUS. Os apresentadores compartilharão as suas experiências e perspectivas sobre como devemos promover e manter a cobertura universal de saúde na América Latina, focando-nos no estabelecimento de prioridades, na avaliação do progresso da Cobertura Universal de Saúde, no financiamento inovador e no fortalecimento da capacidade.

    Moderator
    Alexandre Lemgruber,
    Regional Advisor, Health Technologies, PAHO, USA



30 September 2021

15:20 - 15:30

Intervalo

30 September 2021

15:30 - 16:00

Sessão de networking - Perspectivas de Avaliação de Tecnologia em Saúde no Brasil - Métodos Práticos para Aprimorar seu Conhecimento em ATS

  • Description
  • Venha e participe desta sessão de networking interativa para aprender e dialogar com os líderes da ISPOR Capítulo Brasil. Eles fornecerão perspectivas sobre as prioridades e métodos necessários para aumentar seu conhecimento sobre ATS no Brasil. Vamos nos conectar e compartilhar suas experiências sobre este tópico relevante!

    Organizada pela ISPOR Capítulo Brasil

    Apresentada em português. Sessão sem interpretação simultânea



30 September 2021

15:30 - 16:00

Sessão de networking - Oportunidades de Avaliação de Tecnologias em Saúde de Alto Custo no contexto Latinoamericano: O caso do México

  • Description
  • No contexto da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na América Latina é fundamental contar com instrumentos de medição que permitam avaliar de forma objetiva o impacto que a introdução de certas tecnologias tem nos pacientes. O caso do México constitui um marco na tomada de decisões ao promover a inclusão dos Anos de Vida Ajustados pela Qualidade no processo ATS. Através do protocolo EuroQoL determinam-se os ponderadores sociais mexicanos da qualidade de vida que poderão facilitar as comparações entre países da América Latina.

     
    Você é convidado a compartilhar o seu ponto de vista neste tópico durante a sessão de networking, onde esperamos contar com uma enriquecedora participação dos integrantes. Venha e compartilhe as suas perspectivas neste tema com o nosso painel de especialistas representando diversos setores como a Academia, o Setor Saúde e a Indústria Farmacêutica.

    Organizada pela ISPOR Capítulo México.

    Apresentada em espanhol. Sessão sem interpretação simultânea

    Moderator
    Selenia Gómez de los Santos, MBA, BSc. Microbiology,
    ISPOR Mexico Board of Directors, Pricing & Market Access Assoc. Director at Allergan -an AbbVie Company, Mexico City, Mexico



1 October 2021

09:00 - 10:00

Simposio Educativo - Novos Caminhos para o Tratamento de Onco-Hematologia na América Latina

  • Description
  • Patrocinado pela Janssen. 

    A crescente prevalência do câncer representa um desafio importante no mundo todo. Mesmo que os avanços na prevenção, na detecção precoce e nos tratamentos têm permitido melhorar a sobrevivência, a rápida introdução de novos medicamentos onco-hematológicos tem gerado inquietações sobre a capacidade de oferecer e garantir acesso nos países da América Latina.

    As soluções a estes desafios apenas serão encontradas através da construção de um foro em que os atores relevantes (pacientes, fornecedores, contribuintes, legisladores e a indústria farmacêutica) possam se reunir para refletir e estruturar um enfoque otimizado para a atenção do câncer. Nesta sessão, queremos facilitar um diálogo aberto entre diferentes especialistas de diferentes países que compartilharão conosco suas perspectivas, sobre como melhorar a integração e os modelos de inovação em onco-hematologia focando-nos num melhor desempenho e eficiência para o cuidado de pacientes.

    Apresentaremos diferentes iniciativas de países que lideram processos de ATS no mundo, como o caso do Reino Unido e do Canadá, incluídos os aprendizados do Fundo de Medicamentos contra o Câncer (CDF) no Reino Unido e a viabilidade de criar modelos semelhantes para a América Latina. Além do mais, serão expostos os elementos em que nossos sistemas de saúde devem evoluir para terem um mecanismo otimizado que garanta o pagamento de tratamentos contra o câncer, parecido com aquele que tem se estabelecido no Reino Unido desde 2010, especialmente, os benefícios que um modelo como este poderia trazer à América Latina, encarando as incertezas e melhorando a recompilação e o uso de datos de resultados do mundo real, para uma melhor gestão desta doença. Esta discussão tenta ir muito além e examinar a situação aprofundadamente - será apresentado um exemplo da América Latina acerca de um modelo de tratamento integral, expondo o caso do modelo colombiano, o qual conseguiu melhorar o nível de tratamento oferecido aos pacientes onco-hematológicos e está controlando custos no país. Este painel irá beneficiar os pagadores, os tomadores de decisões, as associações de pacientes e os assistentes da indústria.

    Moderator
    Claudine Szpilgogel, MD, Clinical Epidemiologist and Senior Partner at REASEARCH POWER Inc, Dartmouth, Canada

     



1 October 2021

09:00 - 10:00

Simposio Educativo - Reconsiderando nossa perspectiva de preços: Os componentes do preço impactam a acessibilidade dos medicamentos na América Latina

  • Description
  • Patrocinado pela Novartis

    Por que é que temos que ir além da visão tradicional de preços dos produtos farmacêuticos? Qual o impacto dos componentes adicionais do preço, como a distribuição, o subministro, as margens e impostos sobre os preços finais dos produtos farmacêuticos com receita? Como afetam esses componentes do preço e sua regulamentação com respeito à acessibilidade dos produtos farmacêuticos?
     
    Este painel apresentará os desafios e oportunidades que coloca a forma em que são implementadas e regulamentadas as margens e impostos de distribuição farmacêutica em vários países da América Latina. Utilizando simulações de componentes de preços baseadas em regras específicas de cada país e lógica de preços, o painel explorará as consequências dos diferentes enfoques de distribuição de impostos
     

    Moderator
    Giovanny Leon, MSc, MBA, 
    Pricing & Access Director, Novartis AG Basel, Switzerland. Market Access Lecturer, ADEN Business School



1 October 2021

10:00 - 10:10

Intervalo

1 October 2021

10:10 - 11:10

Atenção Médica Baseada no Valor na América Latina: Convertendo as expectativas em realidade

  • Description
  • A atenção médica baseada no valor é um modelo centrado no paciente, que pretende melhorar a atenção e diminuir custos ao mesmo tempo. Para reduzir os custos na atenção médica e utilizar os recursos de maneira mais eficiente, os sistemas de saúde globais optaram por incorporar cada vez mais uma atenção médica baseada em valores (VBHC). Como deveriam os países da América Latina reposicionar seus sistemas de saúde orientando-se por um esquema de atenção médica baseada em valor, focando-se nos resultados e gerindo os custos efetivamente? Esta sessão abordará o panorama atual dos marcos de avaliação de valor na América Latina, os benefícios potenciais da VBHC, o papel das partes interessadas na VBHC, as barreiras contextuais e os facilitadores para a implementação da VBHC, e inclusivamente o possível impacto futuro da VBHC na atenção médica na região. Através de casos de estudo, os painelistas compartilharão as  suas perspectivas e experiências em acordos de contratação com base no valor e abordarão questões fundamentais e desafios a considerar para sua implementação.

    Moderator
    Diego Guarin, MD, MPH, MSc, Executive Director, Regional Market Access Latin America, Global Market Access, Merck & Co, Co-Chair of the Value and Access to Innovation Working Group at FIFARMA, Kenilworth, NJ, USA



1 October 2021

10:10 - 11:10

Avaliação de Tecnologias Sanitárias (ATS): O caminho a seguir na América Latina

  • Description
  • A Avaliação de Tecnologias Sanitárias (ATS) desempenha um papel cada vez mais primordial para garantir uma eficiente designação de recursos. Entretanto: Como deveria responder a ATS à crise da COVID-19 na América Latina? Esta sessão juntará um painel de especialistas para examinar o impacto da COVID-19 no paradigma da ATS, e como este se modifica e evolui rapidamente para responder às necessidades urgentes na tomada de decisões, e como utilizar melhor a capacidade e os recursos existentes nos países da América Latina. Os painelistas compartilharão conhecimentos sobre a avaliação e a adoção de tecnologias emergentes, incluídas as terapias para COVID-19 e os procedimentos inovadores de alto custo. Também discutirão as questões metodológicas e de política, e apresentarão recomendações e desafios do caminho a ser seguido.
    Moderator
    Cesar Alberto Cruz Santiago, MSc, PhD, MD, Technical Secretary of General Health Council, Ministry of Health, Mexico City, Mexico



1 October 2021

11:10 - 11:20

Intervalo

1 October 2021

11:20 - 12:30

Sessão de encerramento - Integração e Inovação em Saúde: Posicionamento para o futuro

  • Description
  • Apesar de os diversos sistemas regionais de saúde na América Latina terem realizado numerosas reformas nos últimos anos e terem alcançado avanços significativos, ainda existe uma discrepância substancial na equidade, na cobertura e nos resultados da atenção médica na região. Permanecem perguntas chave por resolver, entre elas: Como lograr uma maior integração regional e inovação na saúde, para melhorar o desempenho e a eficiência da atenção médica? Nesta sessão, um painel de especialistas no tema compartilhará seus pontos de vista sobre as brechas e o potencial que ainda continua sem ser desenvolvido nos serviços de saúde e explorará novas estratégias para garantir que exista inovação e cooperação. Nosso painel de especialistas discutirá enfoques inovadores e aplicáveis para o financiamento e a inovação, incluindo-se o investimento e a avaliação em tecnologia, o acesso à saúde, a equidade e a transparência, e como enfrentar desafios estruturais, incluindo a redução das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Também serão compartilhadas perspectivas sobre o futuro da transformação digital da saúde para a região.

    Moderator
    Ricardo Bitrán, PhD, Senior Health Economist and President, Bitrán y Asociados, Santiago, Chile 



1 October 2021

12:30 - 12:40

Intervalo

1 October 2021

12:40 - 13:10

Sessão de Networking: Mulheres na HEOR

  • Description
  • Convidamos você a esta sessão de introdução ao trabalho de Mulheres na HEOR - América Latina. Esta oportunidade está aberta a todos os interessados em promover e impulsionar a liderança feminina no campo da HEOR. Esta sessão de networking brindará uma grande oportunidade para conectar, interagir e compartilhar experiências. É bom rodear-se de mulheres profissionais e líderes na comunidade!

    Apresentada em espanhol. Sessão sem interpretação simultânea

    Moderator
    Marcela Pérez, MSc, PhD(c), Senior Manager Value & Access- Janssen LAN, Board Member ISPOR Colombian Chapter